Storytelling

O storytelling pode ser definido como o uso da contação de histórias para atingir um determinado objetivo, seja este uma maior fixação do conteúdo ou uma lição de moral, por exemplo.

Essa técnica, além de ajudar a treinar a memória nos alunos, estimula a criatividade, imaginação e sentimentos, uma vez que os estudantes são ouvintes mas ao mesmo tempo também podem ser personagens, reagindo e participando da narrativa.

O storytelling também é uma ferramenta estratégica para a captação e rentenção de estudantes porque é capaz de indicar as distinções de sua escola. Ele fornece evidências autênticas de que sua instituição difere das outras, atraindo aqueles que possuem interesses e necessidades correspondentes.

Boas histórias conectam as pessoas. Compartilhar histórias da instituição contribui para a construção da cultura escolar. O resultado? As narrativas compartilhadas se tornam exemplo da visão e dos valores da instituição, promovendo comportamentos positivos.

Outras metodologias ativas de aprendizagem

Entenda como as outras metodologias ativas de aprendizagem podem ser utilizadas no ensino e como elas motivam a construção de conhecimentos e capacidades técnicas, com o aluno no centro do próprio aprendizado.