Decisão na promoção interna do setor
de produção

A empresa Vassoura Mágica existe há 20 anos no mercado. Situada na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, na Rua Sargento João Machado, 49, Bairro Morro das Pedras.

Seu proprietário, o Sr. Jorge Vasconcelos, é um empreendedor nato. Cursou até o ensino médio, mas não concluiu seus estudos.

O que aprendeu na vida dos negócios foi de iniciar sua atividade cedo com seu avô que o levou para trabalhar na sua empresa “Clean Sucesso”, aos 14 anos, na área administrativa como office boy e depois na linha de produção na elaboração de produtos de limpeza.

A empresa Vassoura Mágica tem crescido anualmente em torno de 45% e conquistando novos mercados nacionalmente e internacionalmente. Inclusive com uma crescente na rota do Mercosul. O Sr. Jorge, quando auxiliava seu avô nas atividades profissionais, sempre foi muito curioso e observador. 

Proativo na execução das tarefas, comprometido e responsável nas execuções que seu avô lhe atribuía. Hoje o Sr Jorge tem uma empresa sólida com 350 colaboradores. No início das atividades de sua empresa, a contratação e seleção dos colaboradores eram realizadas por ele. 

Atualmente, devido ao crescimento da empresa, ele contratou uma empresa de recrutamento “Meta” para realizar a seleção; porém a avaliação final de entrevista com os selecionados continua sendo decidida por ele.  

O Sr. Jorge preza muito pelo relacionamento interno, atendimento aos clientes com excelência e qualidade. Este é o seu diferencial no mercado competitivo. 

Seu produto se destaca dos concorrentes pela criatividade e inovação. São vassouras personalizadas, confeccionadas por produtos reciclados, contribuindo para o cuidado com o meio ambiente, em diversos tamanhos, formas, cores e estampas. 

Devido à expansão e crescimento da empresa, seu gestor da linha de produção, há 15 anos na atividade, foi promovido para uma nova filial inaugurada fora do Brasil, em Montevidéu, no Uruguai. 

Por esta razão, a vaga ocupada pelo gestor transferido precisa ser preenchida. Começa então a busca por um novo gestor da linha de produção. 

O Sr. Jorge prima pela avaliação e seleção interna dos colaboradores como forma de reconhecimento e motivação do grupo, antes de selecionar candidatos externos no mercado profissional.

A vaga em aberto é divulgada na intranet, murais da empresa e compartilhada com os coordenadores de setores, bem como uma avaliação do RH interno baseada nas regras divulgadas  para participação deste processo seletivo para poder participar desta seleção,

o colaborador deve ter mais de 4 anos de empresa, salário inferior à vaga de gerente da produção, graduação completa ou cursando, comprometimento com a empresa, avaliado pelos feedbacks semestrais realizado pelo gestor da área de lotação a que pertence, não ultrapassar 10 faltas sem justificativa no ano, feedback avaliado pelo seu gestor com pontuação acima de 8, produção de produtos com  qualidade avaliados pelo setor de qualidade, bom relacionamento com os colegas. 

Foram 15 candidatos inscritos e somente 2 candidatos preencheram os requisitos e se classificaram após as avaliações realizadas pela empresa contratada para esta seleção. Além da avaliação curricular, foi realizada entrevista, dinâmica e testes práticos referente a função.

Os dois candidatos foram, enfim, encaminhados para uma entrevista com o Sr. Jorge. Este analisou o relatório enviado pela empresa recrutadora dos pareceres avaliados durante o processo de avaliação dos candidatos, Sra Karine e Sr Maurício.

Durante a leitura das avaliações dos candidatos selecionados, o Sr Jorge lembrou de outro colaborador da linha de produção que auxiliava a empresa há 15 anos. Ele resolveu incluir o Sr João Mathias na sua lista de avaliação, pois este havia iniciado sua função na empresa indicado pelo seu avô. 

O Sr Jorge tinha uma confiança muito grande na experiência e avaliação do Avô, por isso julgou não poder descartar esta possibilidade de colocar o nome desse colaborador na fila da análise curricular e profissional. Mesmo o Sr João não preenchendo o regulamento da vaga divulgada pelo RH de sua empresa.

Sr. Jorge Vasconcelos

Sr. Jorge Vasconcelos

Proprietário

Karine Santos

Karine Santos

Candidata

Maurício Mattos

Maurício Mattos

Candidato

João Mathias

João Mathias

Candidato

A atividade a ser realizada ” Estudo de Caso – Vassoura Mágica”  está baseada no modelo de Tom Snyder ( Decisions / Decisions).

Esta atividade coloca Você no papel do Sr. Jorge ( gestor proprietário) da empresa, que passa pela decisão  da escolha do candidato mais adequado ao cargo de  ” Gerente de Produção”.

O recrutamento interno tem como objetivo valorizar o capital humano dentro das organizações, por meio de promoção e ou transferência de colaboradores.  Este processo estimula os colaboradores a se aperfeiçoar, devido a possibilidade de crescimento. O objetivo deste processo é escolher o melhor candidato com os melhores conhecimentos e habilidades para desempenhar determinada função.

O texto é uma sucessão de relatos, sobre o perfil de cada candidato, com três caminhos diferentes para que Você possa ajudar o Sr. Jorge nesta tarefa. Em cada etapa, escolha a alternativa mais adequada conforme seu conhecimento e de sua equipe. Suas escolhas resultarão em um percurso, mas se desejar retornar ao início para tirar dúvidas e ou mudar sua escolha, poderá retomar as alternativas. Esta vivência que está realizando é uma realidade que muitos gestores se deparam no seu dia a dia. 

Vamos começar a escolha? 

Siga então, para conhecer o perfil dos candidatos.

Candidata: Karine

Candidata a promoção interna do setor de produção. 5 anos de casa, 25 anos, casada.

Karine, 5 anos de casa, 25 anos, casada, um filho de 2 anos de idade, formada em administração, pós-graduada em finanças, mestrado em gestão de empresas.

Uma colaboradora com ótimo conhecimento das funções de seu setor, sempre colaborando com melhorias no setor. Karine mora na cidade vizinha à sede da empresa, leva em torno de 50 minutos para chegar na empresa diariamente, o que em alguns dias ocasiona atraso na chegada ao trabalho.

No último ano, teve 6 faltas devido a problemas com seu filho Kauã. Karine atingiu uma pontuação média em suas avaliações de feedback uma nota de 8,0.

A candidata Karine, apesar de pouco tempo de empresa, 5 anos, uma senhora nova com 25 anos, sempre mostrou-se comprometida com suas responsabilidades profissionais. 

Esta candidata devido a ter uma criança pequena (2 anos de idade) em fase de adaptação de creche poderá se ausentar pela necessidade de levá-la ao médico, vacinas, exames,

estranhamento na creche, alguma necessidade de saúde (doenças de crianças); bem como atrasar-se devido ao distanciamento da sua residência e empresa (50 minutos de deslocamento, congestionamento, acidentes, pane veículo) para alguma reunião agendada, atividade diária interna na empresa com seus colaboradores.

Karine tem como diferencial em relação aos seus concorrentes ter concluído o mestrado há pouco tempo, podendo agregar ideias, mudanças inovadoras a sua empresa e gestão.

Para compensar as possíveis ausências e ou atrasos na empresa acima citada, ela irá preparar a sua equipe para poder suprir alguma necessidade da sua presença, podendo este grupo tomar decisão em seu nome. Trabalhará com gestão de transparência, gestão participativa, instigando no grupo o envolvimento de todos na inovação, qualidade e competência de suas funções como diferencial ao cliente. Além do atraso e ausências, a preocupação do Sr. Jorge em relação a candidata Karine é de liderança; pois por ser mulher e o setor ter 98% dos colaboradores do sexo masculino, estes não aceitarem ser gerenciados por uma mulher; pois o antigo gestor era homem. 

A candidata Karine para o preparo de sua equipe e delegação de atividades em sua ausência, ele irá solicitar ao RH da empresa um levantamento dos colaboradores de seu departamento, os feedbacks anteriores e competências pontuadas, bem como o currículo de cada um.

Irá agendar uma reunião individual para conhecer o grupo e mostrar de que forma irá realizar a sua gestão. Desta forma ela poderá direcionar os treinamentos de aprimoramento e conhecer melhor sua equipe, aproximando-se desta. 

Candidato: Maurício

Candidato a promoção interna do setor de produção. Tem 7 anos de casa, 33 anos, casado.

Maurício, tem 7 anos de casa, 33 anos, casado, um filho de 8 anos, formado em comércio exterior, trabalhava no setor de entrega como apoio e foi transferido para a linha de produção há 3 anos. Funcionário comprometido, responsável, mas não sabe se separar do celular e das conversas com seus colegas no ambiente de trabalho.

As faltas deste colaborador no ano foram de 4 sem justificativa. 

Mauricio atingiu uma pontuação média em suas avaliações de feedback uma nota de 8,2.

O candidato Maurício tem um tempo maior de casa do que a candidata Karina. Maurício está na empresa há 7 anos. Já conseguiu uma promoção na empresa de entregador a auxiliar de produção. Ele não tem filho pequeno, o seu está com 8 anos. Esta idade não é isenta de adoecer, mas não requer tanto envolvimento como o filho da candidata Karina.

Este candidato teve avaliação de feedback melhor que a candidata Karina pelo seu gestor, tem formação na área de produção e conhecimento para alavancar as vendas no exterior conforme pontua o crescimento da empresa e a busca de novos mercados. 

O candidato precisa trabalhar a sua gestão de foco no tempo, minimizar a utilização do celular para assuntos particulares no ambiente da empresa.

O candidato Maurício, existe a preocupação da sua gestão de tempo, principalmente em uma linha de produção que existe uma demanda a cumprir sem desperdiçar este. As avaliações de feedback deste candidato sempre foram pontuadas o seu foco e uso excessivo de celular com ligações particulares da família e uso das suas redes sociais com publicações particulares.

Além destas pontuações foi também registrado as conversas em demasia com seus colegas ocasionando distrações na montagem das vassouras. 

Ele está ciente destes pontos a melhorar e como busca de aprimoramento irá realizar um curso de administração do tempo, bem como um curso de gestão de pessoas.

Candidato: João

Candidato a promoção interna do setor de produção. 15 anos de casa, 40 anos de idade.

João, 15 anos de casa, 40 anos de idade,  ensino médio completo, casado, 3 filhos (18, 17 e 15 anos),  iniciou sua atividade como office boy, logo sendo promovido ao setor da linha de produção pela sua responsabilidade, comprometimento, uma pessoa esforçada.

Concluiu seus estudos na escola que a empresa implantou para os colaboradores. Ele é uma  pessoa observadora, preocupada com o desperdício, com a sustentabilidade e de fácil relacionamento com os colaboradores de todos os setores da empresa.

As faltas deste colaborador no ano foram de 1 sem justificativa.  

Sempre que a empresa oferece cursos de aperfeiçoamento presencial e on-line na plataforma interna ele se faz presente e tem ótimas avaliações de feedback com pontuação 9,0.

O Candidato João, tem um tempo de empresa maior que os dois candidatos, 15 anos. Sempre demonstrou-se responsável, curioso, comprometido, preocupado com o meio ambiente e foi indicado pelo avô do Sr. Jorge. Esta indicação pesa muito para ele; pois analisar a trajetória do Sr. João é para ele como se ver na construção de sua caminhada e a indicação do avô tem um valor sentimental muito grande. 

Para ele estar com a empresa em ascensão foi devido a caminhada de ensinamentos que teve com o seu avô, seu aprendizado desde adolescente até seus 20 anos, quando incentivado pelo avô, abriu seu próprio negócio e desde então foi crescendo e atingindo novos mercados. 

O Sr. Jorge e o Sr. João formaram-se na escola da vida, na observação, na curiosidade, na busca de novos aprendizados oportunizados pela empresa. O Sr. João começou como office boy e como candidato Mauricio por meritocracia foi promovido para a linha de produção. Sr. João tem um ótimo relacionamento com os colegas do setor de produção. 

O candidato João, tem um vasto conhecimento devido ao seu tempo de empresa no setor, mas não tem uma graduação.

Sempre procurou aproveitar os cursos internos realizados e oferecidos pela empresa, mas sabe que precisa buscar uma graduação para trazer inovação, bem como aprofundar seu conhecimento na administração e gestão de empresas. 

Participe

Depois de conhecer melhor o perfil de cada candidato(a).Na sua opinião quem
deveria ser escolhido?

As metodologias ativas de aprendizagem se configuram como alternativas para uma aprendizagem eficiente que possibilita ao aluno ser o protagonista e o professor assumir o papel de orientador.

Com este  objetivo a atividade proposta será de vivenciar uma situação real, reflexiva, para desenvolvimento de competências e habilidades relativas à resolução de problemas,tomada de decisão, à capacidade de argumentação e ao trabalho em equipe, proporcionando uma aprendizagem dinâmica,tornando o aluno o protagonista do próprio conhecimento. Saber não é somente uma questão individual, ligada a processos cognitivos; é também uma questão de troca, de aprender com e através do outro, da sua experiência.

O professor que acompanha a turma, estará de mediador das discussões e fechamento do estudo de caso, com a retomada dos objetivos, conceitos importantes, do aprendizado que a turma demonstrou e do que precisa ser novamente retomado.