Sala de aula invertida
Em um modelo clássico, o aluno vai para a aula, assiste à explanação do professor e depois busca por livros que o ajudarão a se preparar para provas ou a aprofundar o conhecimento.
Na sala de aula invertida, como o próprio nome sugere, esse processo de aquisição de conhecimento é alterado. Primeiro o estudante tem contato com os conceitos que serão trabalhados em aula, para que depois discuta sobre o tema com os demais estudantes.
O professor media essa conversa sobre o tema e sana as dúvidas que são trazidas pelos estudantes. Dessa forma, o discente se torna protagonista da aula e passa a ter mais autonomia e responsabilidade em seu processo de aprendizagem.
A metodologia ativa busca tornar o aluno mais participativo em seu processo de atividade. Para isso, estimula a busca pelo conhecimento e instiga o estudante a ter mais autonomia. É isso que a sala de aula invertida proporciona. Um dos grandes benefícios da inversão é o fortalecimento das interações em geral: professor-aluno e aluno-aluno.